Subscribe:

Ads 468x60px

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Lenda de Índios III

Lenda do Guaraná (Maués)


No meio da floresta Amazónica, viviam os índios Maués (Índios Brasileiros)e entre eles um casal jovem, muito feliz e amado pela tribo. Porém a felicidade do casal era abalada pela tristeza de não terem filhos.
Assim, aconselhados pelo pajé, resolveram ir pedir ajuda ao Tupã. Seguiram o conselho, e pediram-lhe então, a graça de poder ter um filho.
Meses depois, a índia deu à luz um lindo menino – Curumim. O pequeno índio crescia saudável e feliz e era muito querido por todos, pois era muito bondoso, criativo, prestativo e cheio de alegria.
O Curumim era a verdadeira sensação da tribo e da sua família muito admirada.
A fama do Curumim espalhou-se pela floresta e chegou ao conhecimento de Jurupari, um espírito do mal.

Lenda de Índios III
Jurupari cheio de inveja passou a acompanhar o pequeno índio.
Como podia ficar invisível, ninguém o via. Certo dia, Curumim saiu sozinho para colher frutos na floresta. Jurupari aproveitou-se da ocasião e transformou-se numa serpente venenosa que picou o menino. O pequeno índio morreu quase que repentinamente.

O veneno da serpente era muito poderoso para o seu frágil corpinho de criança. Preocupados com a demora do Curumim, vários índios da aldeia partiram pela floresta para procurá-lo. Quando encontraram o menino todos lamentaram o ocorrido.

Neste momento, raios e trovões caiam do céu.

Os índios diziam ser o lamento de Tupã. A tristeza pairou sobre a aldeia.

A mãe, do Curumim morto, recebeu uma mensagem de Tupã dizendo que deviam plantar os olhos da criança. Os índios obedeceram ao pedido da mãe e plantaram os olhos do Curumim.

Lenda de Índios III
Algum tempo depois no lugar em que haviam sido enterrados os olhos da criança, brotava uma linda plantinha, o Guaraná, com frutos vermelhos e que por dentro pareciam os olhos do menino.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...