Subscribe:

Ads 468x60px

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Inteligência

Inteligência

Inteligência - Vários Tipos

Cada um de nós nasce com um tipo de inteligência específico, que destaca determinadas capacidades As novas pesquisas sobre a inteligência humana e o funcionamento do cérebro e da inteligência têm dado resultados surpreendentes.

Inteligência - "Inteligências Múltiplas"

Inteligência
Cientistas cognitivos como Howard Gardner, defendem interessantíssimos pontos de vista que envolvem a nossa mente. Ele criou uma teoria chamada “Inteligências Múltiplas”,segundo a qual todos nós nascemos com determinadas áreas da inteligência mais desenvolvidas que outras, e essas áreas determinam algumas tendências genéticas. Conforme vamos vivendo as nossas vidas, as potencialidades vão sendo desenvolvidas e potencializadas através do meio ambiente, produzindo assim diferentes inteligências. O velho sistema de medição de inteligência, o QI,está caindo por água abaixo. Novas e mais sensíveis maneiras de enxergar o ser humano tem vindo a ser pesquisadas.


Inteligência - 8 Tipos de Inteligência


Até o presente momento Gardner identificou 8 tipos de inteligências, a saber:


Inteligência

1. - A inteligência lingüística: associada a escritores e poetas
2. - A inteligência musical: atribuída a indivíduos como Mozart, Bach, Jimi Hendrix,etc...
3. - A inteligência lógico matemática: associada a indivíduos como Einstein, Niels Bohr (descobriu a estrutura do átomo e da posição dos elétrons dentro dele), e outros.
4. - A inteligência espacial: relacionada a pessoas que possuem facilidade em trabalhar as coordenadas espaciais como o nosso Oscar Niemeyer
5. - A inteligência corporal-cinestésica, associada aos grandes nomes do esporte como Pelé, Maradona, Airton Senna
6. - A inteligência pictórica: que facilita a expressão artística
7. - A inteligência intrapessoal: relacionada com as pessoas que apresentam um grande equilíbrio interior, mesmo quando em situações difíceis, como Nelson Mandela por exemplo.
8. - A inteligência interpessoal: que facilita o contato com outras pessoas e geralmente está associada a grandes professores e políticos, como Gandhi.

Inteligência - Segundo Gardner


Esta teoria tem sido bem aceite dentro da ciência acadêmica e ainda passa por alguns acréscimos. Segundo Gardner, para que uma inteligência seja aceite, deve estar assentada em rigorosos critérios como: - Ter uma base biogenética e neurológica - Deve poder ser mensurada - Deve apresentar um desenvolvimento durante a vida, adequar-se ao seu meio naturalmente. Hoje há outra teoria: a da inteligência naturista e a da inteligência espiritual, de que falaremos noutro momento, por ainda estar em fase de pesquisa. Não existe um individuo que exerça todas as inteligências perfeitamente. Temos a tendência de desenvolver uma ou duas das citadas. Uma interessante teoria, mas que ainda não é totalmente aceita. Mas como tudo o que é novo, precisa de algum tempo para derrubar e flexibilizar mentes fechadas e cristalizadas. Vamos esperar...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...